sexta-feira, 25 de março de 2011

Afinal, o que é o Número Guia do flash?

Acredito que muitos de vocês ficaram se perguntando o que seria, ao fundo, esse tal de Número Guia depois de ter lido opost anterior. Pois bem, aqui estou novamente falando sobre flashes e hoje detalharei o que, afinal, é este número e como ele pode ser útil na sua vida.
Só para retomar, o Número Guia (GN) é o resultado da relação entre o brilho do flash e a distância dele do assunto principal da cena que desejamos registrar. Esse valor geralmente é encontrados nos manuais e até mesmo na própria caixa do flash. E, para uma compreensão geral, o valor informado é sempre baseado em uma foto registrada em ISO 100, portanto, quando o ISO é alterado, este valor também precisa ser ajustado. Acredito que muitos fotógrafos detestam ter que fazer contas, mas quem gosta do modo manual é necessário fazer alguns pequenos cálculos, a não ser que você prefira fotografar com flashes automáticos. Mas vamos lá. Existe uma fórmula simples e fácil de decorar para te ajudar a garantir boas fotos com o flash:
GN = F x M
Onde…
GN é o valor da potência do flash
F é a abertura (F-stop) que pretende usar
M é a distância entre o assunto e o flash

Com essa fórmula você consegue descobrir a distância que o assunto deve estar longe do flash para que seja registrado com a iluminação mais adequada. Claro que nem sempre é possível parar para fazer contas, é provável que só consiga lembrar dessa continha quem estiver fotografando dentro de um estúdio. Mas é sempre bom conhecer esses “macetes”. Seguindo a ideia da fórmula, você também consegue descobrir a abertura ou a distância mais adequada, caso você já saiba o GN correto. Basta lembrar das aulas de matemática e inverter a fórmula:
Distância = GN ÷ Abertura
Abertura = GN ÷ Distância

Vamos aos exemplo… Se o flash tiver GN igual a 12 e a maior abertura disponível da sua lente for 3.5, a máxima distância adequada será de 3,4 m (12 ÷ 3.5 = 3.4). Se você optar por uma abertura menor, 16 por exemplo, com o mesmo GN, a distância máxima será de 0,75 m (12 ÷ 16 = 0,75).
Pode acontecer de o cálculo da abertura não bater com as medidas da câmera. Neste caso, você deve optar pelo valor maior e mais próximo ao resultado obtido, como quando um flash tiver GN igual a 38 e será usado para iluminar um objeto a 3,6 m de distância, a abertura que deverá ser usada será 11 (porque 38 ÷ 3,6 = 10,56). Não é tão difícil de entender, não é?
Espero que estas informações te ajudem. A ideia principal de saber fazer esses cálculos é compreender exatamente os limites do seu flash. Vale lembrar que a exposição correta também depende de outros fatores da cena – paredes brancas em um ambiente fechado proporciona rebatimento da luz, iluminando melhor o assunto, enquanto que um ambiente aberto e escuro diminuirá a distribuição da luz (aqui você pode consertar fazendo uma compensação da abertura, com um ponto a mais).
Tentei não me estender demais na explicação e espero que tenha ficado compreensível! :)Pratique umas continhas, leia sempre o manual do seu equipamento e saia para fotografar, afinal a prática faz a perfeição! Bons cliques a todos!

Fonte: Fôs Grafê

Nenhum comentário:

Postar um comentário