sexta-feira, 22 de outubro de 2010

SEMANA DA ASA - BASE AÉREA DE FLORIANÓPOLIS - EVENTO: DIA DOS PORTÕES ABERTOS

Marcelo Conceição Fernandes
Acadêmico do 4º Período do Curso de Tecnologia em Fotografia

Estava designado para fazer as fotos na Base Aérea de Florianópolis no dia 10/10/2010. Recebendo o e-mail através do link da universidade, pude notar que na data de 09/10/2010, haveria a exibição da Esquadrilha da Fumaça. Não hesitei (como também não hesitei em aceitar este trabalho quando proposto á minha pes- soa). Aproximadamente cinco mil pessoas (conforme dados da própria Base Aérea) estiveram no local durante toda a tarde deste sábado. As aeronaves (aviões da marca Tucano – fabricados no Brasil pela empresa EMBRAER) e ú-

nicos no mundo para treinamento de pilotos de defesa e ataque em espaço aéreo (o que chamamos de pilotos de caça) deram um show á parte. As aeronaves voam a uma velocidade de 450 Km/h e com altura de aproximadamente a 1.000 metros do nível do mar. Registrar um evento assim me custou mais de dois dias para a minha recuperação física. No final deste, dia minha fadiga era visível, mas a ansiedade de ver o resultado deste trabalho me custou mais algumas horas da madrugada de domingo. Eram aproximadamente três da manhã quando fui descansar. Ás cinco e quarenta já estava de pé para tomar café e pegar as condu- duções que me levariam ao evento de domingo.

Cheguei ás 07:45hs na base. Já no início do dia, o Sargento Luciano (fotógrafo militar que registra todos os acontecimentos desta base ) me convidou para fazer um lanche no rancho. Durante nosso contato, ele me disse que boas imagens poderiam ser obitdas no palanque de apresentações (junto á pista de taxiamento e do hangar principal) e também próximo á sede do comando desta, cuja visão era diretamente voltada ás pistas e aos hangares principais. Foram quase doze mil visitantes durante o domingo. Curiosos, amantes da aviação, militares apo- sentados, seguranças do PELOPES (patrulha de policiamento que manteve toda a organização e segurança do evento), civis entrando e saindo das aeronaves para visitação pública e o melhor, com a arrecadação de diversos tipos de alimentos não perecíveis os presentes eram sorteados para efetuarem um vôo panorâmico em uma aeronave oficial da Força Aérea Brasileira.






Fotos: Marcelo Fernandes

 











Nenhum comentário:

Postar um comentário