Fotos: Juliano Baby
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Produção final de Técnica Fotográfica I
É galerinha, para finalizar o semestre e o ano de 2010, a turma da 1º fase de Tecnologia em Fotografia não deixou a desejar nas suas produções finais em técnica fotográfica I.
Não podemos deixar de agradecer o apoio da Hipica que sedeu o espaço e sua estrutra para a realização das produções.
Aliás, a galera da Hípica tem apoiado inúmeras produções fotográficas da Univali, fica aí o agradecimento.
Aliás, a galera da Hípica tem apoiado inúmeras produções fotográficas da Univali, fica aí o agradecimento.
Valeu galera da fotografia e esperamos que em 2011 as produções sejam ainda melhores! com mais empenho de cada um de vocês.
Fotos: Juliano Baby
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Visita das crianças do Lar Recanto do Carinho
No dia 6 de dezembro, recebemos na Unidade Ilha da Univali cerca de 20 crianças moradoras do Lar Recanto do Carinho. A disciplina de Fotografia de Cinema fez a entrega do vídeo produzido durante o semestre e os voluntários realizaram uma série de atividades recreativas com as crianças como maquiagem, fotografia e exibição de filmes infantis. A tarde foi divertida e terminou com a presença do Papai Noel e a entrega dos presentes doados na campanha Doe Brinquedo e Ganhe Carinho realizada pela Agência Experimental de Produção Publicitária Sinapse. Obrigado a todos os envolvidos que doaram carinho a estas crianças tão especiais.
Fotos: Jô Pilger
sábado, 13 de novembro de 2010
SUPIMPA 2010 é Sucesso ...
Nesta quarta-feria (10/11/2010) tivemos para abertura do SUPIMPA o palestrante Marcelo Peruzo que fez os espectadores de sua palestra vibrar com suas palavras.
Após a palestra, tembám contamos com um desfile no vão central da Unidade Ilha da Estilista Cáca Machado que é sócia da aluna de Produção Publicitária Valentina Becker trazendo muito glamuor e requinte com suas peças que trouxeram conceito e lindas modelos para Unidade Ilha. Contamos com a presença de algumas alunas que desfilaram para a estilista e colaboraram para mais um SUPIMPA 2010.
confira as fotos:
Após a palestra, tembám contamos com um desfile no vão central da Unidade Ilha da Estilista Cáca Machado que é sócia da aluna de Produção Publicitária Valentina Becker trazendo muito glamuor e requinte com suas peças que trouxeram conceito e lindas modelos para Unidade Ilha. Contamos com a presença de algumas alunas que desfilaram para a estilista e colaboraram para mais um SUPIMPA 2010.
confira as fotos:
Fotos: Marcelo Fernandes
Fotos: Jô Pifleir
sábado, 6 de novembro de 2010
Viagem Técnica para Urubici é nota 10...
Pois é galera, a viagem que todos esperavam para esse semestre realmente aconteceu. Saimos de Floripa com o tempo chuvoso e muito nublado. Mas isso não desanimou a galera e fez com que 80% dos inscritos na viagem estivessem para a saída marcada às 05:00 horas da manhã. Rostos preocupados e aflitos com o clima era um sinal marcante nos aventureiros.
Depois passamos por alguns locais que o nosso "guia" Iran falou sobre a mata nativa e mais detalhes sobre a colonização de Urubici (fotos abaixo)
Cascata Véu de Noiva:
Só foi começar a suber a serra catarinense que o clima foi se abrindo e deixando para tráz aquele clima tenso e de olhares aflitos.
Chegamos no Municipio de Uribici cedo, e logo que encontramos o "guia" da nossa expedição já nos encarregamos de captar infomações e dados que ajudassem a registrar melhor nossas imagens.
Fomos primeiro para o famoso Morro da Igreja (fotos abaixo):
Fotos: Juliano Baby
Depois passamos por alguns locais que o nosso "guia" Iran falou sobre a mata nativa e mais detalhes sobre a colonização de Urubici (fotos abaixo)
Cascata Véu de Noiva:
Fotos: Juliano Baby
Mirante com Panoramica para Urubici:
Escrituras Rupéstres:
Fotos: Juliano Baby
terça-feira, 26 de outubro de 2010
A mágica do Content-Aware do Photoshop CS5
A mais impressionante das ferramentas do novo Photoshop CS5, sem dúvida, é o Content-Aware. Fotógrafos e profissinais de imagem estão estarrecidos com a rapidez e precisão dela. Basta fazer a seleção na área da imagem a ser removida, ativar o comando e pronto! Parece mágica, mas na verdade é uma ferramenta bem desenvolvida e de certa forma “inteligente”. Embora, após usar já fico com aquela a impressão de que vamos precisar de comandos adicionais para fazer ajustes finos nas imagens. Por enquanto, quando a ferramenta não dá o resultado perfeito recorremos ao velho e bom Carimbo (Clone Stamp) ou ao Pincel de Recuperação (Healing Brush). Mas isso não é um grande problema, o importante é que temos uma ferramenta que está agilizando muito o nosso fluxo de trabalho.
Para matar a curiosidade, vamos ver um exemplo disso na prática. Observe a imagem abaixo. Nela podemos fazer duas edições com o Content Aware: ou remover o casal de “velhinhos” ou remover o banco. Neste caso, optamos pela remoção do casal.
Então, o primeiro passo é criar uma seleção ao redor do casal, e isso fiz com a ferramenta Lasso Tool (L), sem muita precisão mesmo, até porque isso não é tão necessário neste exemplo.
A seguir, basta acessar o menu Edit (Editar) e selecionar o comando Fill (Preencher). Quando abrir a caixa de diálogo, observe se na opção Use está ativado o Content-Aware. Se sim, basta confirmar o comando.
Em alguns segundos a imagem está pronto, perfeita, sem erros de transição ou falhas de luminosidade. E se caso isso acontecesse, bastaria selecionar uma ferramenta de edição e fazer os pequenos ajustes. Veja o antes e depois da edição.
Mas isto quer dizer que o Content-Aware funciona em qualquer imagem? Não é bem assim. Dependendo da complexidade do fundo ou das áreas próximas a área selecionada o Content-Aware pode se confundir e a edição final ficar errada. Se isso acontecer, devemos voltar ao processo de edição e remoção tradicional (Carimbo ou Healing). O truque é escolher as ferramentas mais produtivas para fazer as edições, caso elas não funcionem, aí partimos para processos mais lentos com outros filtros e comandos. O objetivo é qualidade e rapidez, quando possível, ótimo, se não, paciência e dedicação.
Fonte: altairhoppe.wordpress.com
Para matar a curiosidade, vamos ver um exemplo disso na prática. Observe a imagem abaixo. Nela podemos fazer duas edições com o Content Aware: ou remover o casal de “velhinhos” ou remover o banco. Neste caso, optamos pela remoção do casal.
Então, o primeiro passo é criar uma seleção ao redor do casal, e isso fiz com a ferramenta Lasso Tool (L), sem muita precisão mesmo, até porque isso não é tão necessário neste exemplo.
A seguir, basta acessar o menu Edit (Editar) e selecionar o comando Fill (Preencher). Quando abrir a caixa de diálogo, observe se na opção Use está ativado o Content-Aware. Se sim, basta confirmar o comando.
Em alguns segundos a imagem está pronto, perfeita, sem erros de transição ou falhas de luminosidade. E se caso isso acontecesse, bastaria selecionar uma ferramenta de edição e fazer os pequenos ajustes. Veja o antes e depois da edição.
Mas isto quer dizer que o Content-Aware funciona em qualquer imagem? Não é bem assim. Dependendo da complexidade do fundo ou das áreas próximas a área selecionada o Content-Aware pode se confundir e a edição final ficar errada. Se isso acontecer, devemos voltar ao processo de edição e remoção tradicional (Carimbo ou Healing). O truque é escolher as ferramentas mais produtivas para fazer as edições, caso elas não funcionem, aí partimos para processos mais lentos com outros filtros e comandos. O objetivo é qualidade e rapidez, quando possível, ótimo, se não, paciência e dedicação.
Fonte: altairhoppe.wordpress.com
sábado, 23 de outubro de 2010
Curso de Extensão Fotografia O Básico segue com a segunda turma animada...
É galerinha, hoje começamos mais um curso de extensão de Fotografia O Básico. E para ajudar e engrandecer o nosso curso de extensão vamos ter uma saída fotográfica pra lá de especial no terceiro encontro. Pois é, estaremos participando juntamente com as turmas da graduação de Tecnologia em Fotografia na viagem técnica que terá como destino Urubici na Serra Catarinense.
Quando falamos para os alunos do curso de extensão estávamos na expectativa de uma não aceitação por uma grande maioria, pois nossa saída tinha sido divulgada para somente um período do dia e que seria na parte da manhã do dia 06 de Novembro. Após dar a noticia e ainda com um pouco de incerteza da turma, foi em apenas uma vez perguntando que tivemos o "aval" de todos e com sorrisos empolgantes para essa experiência que promete ser de grande aprendizado para os alunos e também os ministrantes do curso de extensão.
Seguem algumas imagens dessa galera que sabe porque veio e tem certeza do que quer...
Quando falamos para os alunos do curso de extensão estávamos na expectativa de uma não aceitação por uma grande maioria, pois nossa saída tinha sido divulgada para somente um período do dia e que seria na parte da manhã do dia 06 de Novembro. Após dar a noticia e ainda com um pouco de incerteza da turma, foi em apenas uma vez perguntando que tivemos o "aval" de todos e com sorrisos empolgantes para essa experiência que promete ser de grande aprendizado para os alunos e também os ministrantes do curso de extensão.
Seguem algumas imagens dessa galera que sabe porque veio e tem certeza do que quer...
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
SEMANA DA ASA - BASE AÉREA DE FLORIANÓPOLIS - EVENTO: DIA DOS PORTÕES ABERTOS
Marcelo Conceição Fernandes
Acadêmico do 4º Período do Curso de Tecnologia em Fotografia
Estava designado para fazer as fotos na Base Aérea de Florianópolis no dia 10/10/2010. Recebendo o e-mail através do link da universidade, pude notar que na data de 09/10/2010, haveria a exibição da Esquadrilha da Fumaça. Não hesitei (como também não hesitei em aceitar este trabalho quando proposto á minha pes- soa). Aproximadamente cinco mil pessoas (conforme dados da própria Base Aérea) estiveram no local durante toda a tarde deste sábado. As aeronaves (aviões da marca Tucano – fabricados no Brasil pela empresa EMBRAER) e ú-
nicos no mundo para treinamento de pilotos de defesa e ataque em espaço aéreo (o que chamamos de pilotos de caça) deram um show á parte. As aeronaves voam a uma velocidade de 450 Km/h e com altura de aproximadamente a 1.000 metros do nível do mar. Registrar um evento assim me custou mais de dois dias para a minha recuperação física. No final deste, dia minha fadiga era visível, mas a ansiedade de ver o resultado deste trabalho me custou mais algumas horas da madrugada de domingo. Eram aproximadamente três da manhã quando fui descansar. Ás cinco e quarenta já estava de pé para tomar café e pegar as condu- duções que me levariam ao evento de domingo.
Cheguei ás 07:45hs na base. Já no início do dia, o Sargento Luciano (fotógrafo militar que registra todos os acontecimentos desta base ) me convidou para fazer um lanche no rancho. Durante nosso contato, ele me disse que boas imagens poderiam ser obitdas no palanque de apresentações (junto á pista de taxiamento e do hangar principal) e também próximo á sede do comando desta, cuja visão era diretamente voltada ás pistas e aos hangares principais. Foram quase doze mil visitantes durante o domingo. Curiosos, amantes da aviação, militares apo- sentados, seguranças do PELOPES (patrulha de policiamento que manteve toda a organização e segurança do evento), civis entrando e saindo das aeronaves para visitação pública e o melhor, com a arrecadação de diversos tipos de alimentos não perecíveis os presentes eram sorteados para efetuarem um vôo panorâmico em uma aeronave oficial da Força Aérea Brasileira.
Fotos: Marcelo Fernandes
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Doll Ish - Tema do Ensaio Fotográfico produzido no Estúdio da Unidade Ilha
É pessoal, tem gente produzindo ensaios maravilhosos aqui na Unidade Ilha.
A academica Ester Mendes fotografou um ensaio com produção de dar água na boca. Suas modelos estavam cheias de guloseimas presas ao corpo e cabelo. Acompanhei o início do ensaio e deu pra ver que a produção não foi fraca. O tema do ensaio é que me chamou a atenção Doll Ish, com parceria de uma amiga nossa colega Ester Mendes trouxe para o Estúdio quatro modelos e a própria estilista dos figurinos.
Vou postar algumas das imagens para vocês ficarem com água na boca.
Fotos: Ester Mendes
A academica Ester Mendes fotografou um ensaio com produção de dar água na boca. Suas modelos estavam cheias de guloseimas presas ao corpo e cabelo. Acompanhei o início do ensaio e deu pra ver que a produção não foi fraca. O tema do ensaio é que me chamou a atenção Doll Ish, com parceria de uma amiga nossa colega Ester Mendes trouxe para o Estúdio quatro modelos e a própria estilista dos figurinos.
Vou postar algumas das imagens para vocês ficarem com água na boca.
Fotos: Ester Mendes
Assinar:
Postagens (Atom)

































