terça-feira, 27 de março de 2012

Acadêmicos de Fotografia realizam oficina de Fotografia Pinhole para crianças da comunidade evangélica de Florianópolis

Os acadêmicos da disciplina de fotografia analógica do 2º período do curso de Fotografia da Univali, realizaram nesta segunda feira,26/3 , as 14 horas, uma oficina de fotografia Pinhole para crianças da Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social de Florianópolis (AEBAS).

A técnica de Pinhole tem por objetivo mostrar o principio básico da fotografia , que consiste em um câmara escura que pode ser produzida com uma lata de leite em pó, achocolatado ou até mesmo uma caixa de sapato, desde que devidamente vedada à entrada de luz, exceto pela lente da câmera , que nada mais é do que um orifício feito com um buraco de agulha ou alfinete , daí o nome Pinhole, expressão em inglês para estes acessórios.
Ao iniciar a oficina e as explicações os acadêmicos utilizaram câmeras escuras feitas com caixas grandes de papelão, que elaboraram em aula com objetivo de mostrar a visão interna da câmera fotográfica. As caixas possuem abertura para as pessoas encaixarem  a cabeça e olharem a imagem projetada dentro da câmera escura ainda invertida.



Após entenderem o papel da câmera escura, todos aprenderam criar sua própria câmera e acompanhados dos acadêmicos foram fotografar . Mas as experiências não param por aí, além do clic, todos tiveram a  oportunidade de revelar suas próprias fotografias no laboratório preto e branco improvisado na escola. Além de obterem o processo negativo, todos tiverão a oportunidade de positivar as imagens.




Embora seja uma técnica muito simples e artesanal para se fotografar, o resultado impressiona, pois é o principio ótico fotográfico é o mesmo empregado até hoje nas nossas câmeras digitais e portanto funciona muito bem.

Os acadêmicos do curso de Fotografia da Univali já realizaram oficinas de fotografia Pinhole em escolas públicas da rede municipal de ensino de Florianópolis no segundo semestre de 2011 e o resultado foi surpreendente, pois além de belas imagens feitas pelos jovens fotógrafos, podemos observar a paixão despertada pela fotografia no olhar das crianças que ficaram deslumbradas com a latinha mágica e com as fotos aparecendo no revelador no laboratório improvisado montado em cada escola.






Ao final da oficina observei um importante papel da fotografia na sociedade,  de um lado o olhar puro e fascinado das crianças que por uma tarde tiveram a oportunidade de se tornarem fotógrafos e do outro a satisfação dos nossos acadêmicos que utilizaram a fotografia para algo mais importante que o lado comercial, fizeram de sua paixão, sua profissão  uma ferramenta de inserção e de tranformação social na vida dessa comunidade.




Obrigado AEBAS pela oportunidade, obrigado acadêmicos pela participação verdadeira e intensa.
Prof Eduardo Gomes- Fotografia Analógica



terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Produção Analógica inspirada em grandes fotógrafos do século XX.


Produção Analógica inspirada em grandes fotógrafos do século XX.
A fotografia completa neste ano 173 anos desde seu registro  na Academia de ciências da França. Ao longo desses anos, são inúmeros os fotógrafos que colecionaram prêmios e uma posição de destaque no cenário da fotografia mundial.
E para recordar e conhecer um  pouco mais sobres esses ícones da fotografia, os acadêmicos da disciplina de fotografia Analógica realizaram uma pesquisa sobre esses grandes nomes da história, depois  inspirados no estilo desses  profissionais realizaram produções fotográficas utilizando  as boas e inesquecíveis Nikon Fm2, Pentax k1000 , ambas carregadas com um bom e velho  filme preto e branco da Ilford.
A escolha basicamente contemplou os fotógrafos do século 20, podemos aqui citar alguns que transitaram  entre as décadas de 20 com Barão Adolfo de Meyer, anos 30 com Horst P Horst e Man Ray,  anos 40 , 50 , 60 com Irving Penn, Richard Avendon e anos 70, 80 e 90 com Helmut Newton e Oliviero Toscani.
Assista aos making ofs dessa produção e confira alguns  trabalhos  da galera do 2º período.



sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Seminário Profissionais com Scott Macleay

Hoje aconteceu na Unidade ilha o seminário com o Scott Macleay, um verdadeiro bate papo sobre fotografia autoral. Confira as fotos do evento.







quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Fotografia para Cinema

Na última segunda-feira dia 21/11/2011 os alunos da 3º fase de fotografia produziram seu vídeo final para a disciplina de Cinema que este semestre teve como tema o grafite. O vídeo será usado como portfolio para dois grafiteiros da região, que por sua vez deixaram as paredes de um dos nossos ateliês mais moderna e descontraída. Confiram a foto com a turma que participou e o grafite produzido por eles.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Cinema API em parceria com a Univali

Sexta-feira dia 25/11, acontecerá a primeira sessão de cinema em parceria da API - Associação de Produtores de Imagem, e a Univali.
O filme em cartaz: The Bang Bang Club, é dia 25/11/2011 - 16:00hs - Auditório da Univali Ilha

Você não vai ficar fora dessa, vai???!!!


sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Pós em Fotografia na Unidade Ilha em 2012

Uma das novidades de ensino na área é que o curso de Especialização em Fotografia da UNIVALI estará sendo oferecido na Unidade Ilha a partir de 2012. Mais informações a partir do mês de novembro no site www.univali.br/pos
 

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Ação Educativa Floripa na Foto e Univali

Olá Pessoal,



O Festival Floripa na Foto em parceria com a Univali está promovendo nesse mês de outubro 10 oficinas de ação educativa em escolas da rede pública do município de Florianópolis. Alunos e professores do curso de fotografia da Univali estão realizando diversas oficinas, workshops e palestras com turmas do ensino fundamental e médio e os resultados obtidos serão divulgados durante o Festival Floripa na Foto 2011.

A primeira oficina foi realizada, na última quarta-feira, na Escola Dionícia Maria da Costa no bairro Saco Grande, junto aos alunos do 8º ano do ensino fundamental. Os alunos foram receptivos, participativos e ao final tivemos um resultado incrível. Confiram uma prévia de como a oficina aconteceu.







terça-feira, 13 de setembro de 2011

Despedida do Rafa





Pra quem não sabe, o Rafa, que trabalha junto a coordenação e que tantas vezes nos auxiliou, esta indo trabalhar na Unidade de Biguaçu. Fizemos uma festa de despedida surpresa em agradecimento a sua dedicação e prestação de sempre. Obrigada Rafa e sucesso!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

XVII Campeonato Catarinense de Patinação Artística








A Univali marcou presença no último sábado dia 27/09 no XVII campeonato catarinense de patinação. Os acadêmicos do curso de fotografia e Cosmetologia compareceram fotografando e maquiando os participantes. Confiram alguns click´s.